Aberta as inscrições para o Parlamento Jovem 2023
Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem 2023 na Câmara Municipal de João Pinheiro - MG. O projeto é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com as Câmaras Municipais.
Este ano, o tema a ser abordado será “Jovem e Mercado de Trabalho”. Os alunos terão a oportunidade de discutir o tema e apresentar propostas sobre o assunto.
Podem se inscrever no projeto os estudantes do ensino médio. Para isto, os interessados devem procurar a secretaria de sua escola e fazer a inscrição até o dia 24/03/2023. Vagas são limitadas.
Divulgação nas escolas
Os servidores da Câmara Municipal de João Pinheiro – MG, juntamente com o presidente, Vereador Alexandre da Farmácia, que compõem a equipe que coordena os trabalhos do Parlamento Jovem (PJ), estão visitando as escolas de ensino médio para divulgarem o projeto e o período de inscrições. Além disso, eles estão tirando dúvidas dos alunos sobre o Parlamento Jovem.
Os encontros acontecem semanalmente na sede da Câmara Municipal, quando os estudantes têm a oportunidade de discutirem o assunto proposto. São promovidas palestras, rodas de debates, oficina de redação, entre outros, para que os alunos possam desenvolver as propostas.
O PJ está em sua 19ª edição. O objetivo do projeto é fomentar a formação dos jovens, de forma a incentivá-los a participar ativamente da política, propor melhorias e exercer de fato a cidadania. João Pinheiro - MG participará do projeto que vai integrar o Polo Noroeste de Minas, que será em Unaí –MG.
Na foto acima: Equipe de João Pinheiro, edição de 2017, que agora está de volta ao PJ Minas na edição de 2023 que terá a participação de 150 cidades, sendo 43 ingressantes, divididas em 20 polos.
Os números evidenciam o interesse que o projeto desperta a cada nova edição e o crescimento constante desde os primeiros anos. Em 2022 participaram 121 câmaras municipais, divididas em 18 polos.
O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadania voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as Câmaras Municipais e com apoio da PUC Minas.
Para Veruska Gontijo, da coordenação estadual do projeto, além do aumento significativo do interesse de novos municípios, eles estão “chegando prontos”, já conhecendo a proposta, com informações antecipadas e envolvidos com o projeto. “Isso é fruto do trabalho das últimas edições, nas quais houve autonomia maior dos polos e uma crescente corresponsabilidade dos coordenadores, sobretudo os regionais”, avalia.
Segundo Veruska, esses coordenadores passaram a estar mais próximos da coordenação estadual, inclusive para a tomada de decisões. Com isso, eles próprios passaram a acolher as cidades interessadas e a dar informações sobre o projeto. “Os polos estão mais fortalecidos quanto à gestão e à mobilização dos jovens”, complementa.