Dia do consumidor marca divulgação dos dados dos trabalhos realizados pelo PROCON Câmara de João Pinheiro
Dia do consumidor marca divulgação dos dados dos trabalhos realizados pelo PROCON Câmara de João Pinheiro
O PROCON Câmara de João Pinheiro está divulgando os dados relativos a seus atendimentos visando atender as normas vigentes e também dar publicidade ao trabalho relevante prestado pela unidade pinheirense.
No ano de 2018 mais dois mil atendimentos foram registrados e boa parte deles foram resolvidos conforme pode ser contemplado nos relatórios de reclamações. (Para acessar o relatório clique aqui)
Vale ressaltar que neste dia especial do cliente o PROCON reitera que está de portas abertas para garantir uma experiência de compra positiva aos clientes pinheirenses e defender para que todos os seus direitos sejam assegurados.
Abaixo você confere como são preparados os relatórios que serão divulgados semestralmente pela o PROCON Câmara de João Pinheiro.
- Contextualização do Cadastro de Reclamações Fundamentadas
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é formado pela reunião dos processos administrativos (reclamações) finalizados pelos PROCON’s e representa uma visão qualificada de parte dos problemas enfrentados pelos consumidores no mercado, bem como o comportamento dos fornecedores diante desses problemas.
A divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas decorre de determinação do artigo 44 do CDC devendo ser divulgado publicamente e periodicamente no período máximo de 1 (um) ano.
O Cadastro contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e consumidores e a prevenção de relações de consumo frustradas. O Cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e fornecedor.
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2018 corresponde às reclamações finalizadas pelos Procons no período de janeiro a dezembro de 2018.
- Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas
O Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas apresenta anualmente a consolidação dos Cadastros publicados por estados e municípios de todas as regiões brasileiras, concretizando o comando expresso no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor.
Os Cadastros são formados pelas Reclamações finalizadas pelos PROCONS no período de 12 meses. Após a sua consolidação, a SENACON, em respeito a diretrizes de acesso à informação e transparência ativa, os dados dos Cadastros publicados são consolidados e disponibilizados para download por qualquer interessado, em formato aberto, no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
- Divulgação do cadastro
A divulgação será realizada por meio do site da Câmara Municipal de João e ficará a disposição de toda comunidade de João Pinheiro.
O PROCON espera que essa ferramenta possa auxiliar os clientes a escolherem os melhores estabelecimentos e instituições que se dispõe a resolver todas as demandas apresentadas.
Redação por: Vinícius Mendonça – Jornalista – 0021443/MG - Departamento de Comunicação e Imprensa.