Pescadores se reúnem para lutarem contra proibição da pesca no Rio Paracatu

por jop — publicado 14/06/2017 16h26, última modificação 14/06/2017 16h26
A ação preocupa os pescadores que tiram do rio o seu sustento e com essa proibição podem ter sérios prejuízos.

Na ultima segunda-feira os pescadores pinheirenses se reuniram na Câmara Municipal de João Pinheiro com o Presidente da Federação dos Pescadores em Minas Gerais para solicitar apoio frente ao projeto que está em tramitação na Câmara de Paracatu que proíbe a pesca de Dourado e Surubim na Bacia do Rio Paracatu, sendo possível a pesca somente na modalidade pesque e solte.

A ação preocupa os pescadores que tiram do rio o seu sustento e com essa proibição podem ter sérios prejuízos.

Segundo Waltim Quintino da Rocha Presidente da Federação dos Pescadores em Minas Gerais se essa determinação for aprovada pode gerar um numero grande de desemprego e que aquelas pessoas que vivem hoje da pesca a fazem por muitos anos sendo assim não seria fácil de readequar em outra função.

O Presidente da Federação ainda destacou que acaso for aprovado o projeto quem indenizaria as famílias que não tivessem condição de subsidiar os seus gastos, e que isso torna a situação ainda mais preocupante.

Participaram da reunião o Prefeito Municipal Edmar Xavier, o Presidente da Câmara Municipal Erivaldo Emílio, os vereadores Elson Barbeiro e Alexandre da Farmácia e mais de 150 pescadores de João Pinheiro e região.

O Presidente da Câmara Erivaldo Emílio (Detão) disse que é a favor da classe de pescadores e que eles podem contar com o seu apoio para lutar contra essa situação.

O Prefeito Pinheirense Edmar Xavier (Edinho) também esboçou apoio aos pescadores e garantiu que em nosso lado do município essa determinação não irá ter validade.

Redação por: Vinícius Mendonça