Pescadores se reúnem para lutarem contra proibição da pesca no Rio Paracatu

por jop — publicado 14/06/2017 16h26, última modificação 14/06/2017 16h26
A ação preocupa os pescadores que tiram do rio o seu sustento e com essa proibição podem ter sérios prejuízos.

Na ultima segunda-feira os pescadores pinheirenses se reuniram na Câmara Municipal de João Pinheiro com o Presidente da Federação dos Pescadores em Minas Gerais para solicitar apoio frente ao projeto que está em tramitação na Câmara de Paracatu que proíbe a pesca de Dourado e Surubim na Bacia do Rio Paracatu, sendo possível a pesca somente na modalidade pesque e solte.

Segundo Waltim Quintino da Rocha Presidente da Federação dos Pescadores em Minas Gerais se essa determinação for aprovada pode gerar um numero grande de desemprego e que aquelas pessoas que vivem hoje da pesca a fazem por muitos anos sendo assim não seria fácil de readequar em outra função.

O Presidente da Federação ainda destacou que acaso for aprovado o projeto quem indenizaria as famílias que não tivessem condição de subsidiar os seus gastos, e que isso torna a situação ainda mais preocupante.

Participaram da reunião o Prefeito Municipal Edmar Xavier, o Presidente da Câmara Municipal Erivaldo Emílio, os vereadores Elson Barbeiro e Alexandre da Farmácia e mais de 150 pescadores de João Pinheiro e região.

O Presidente da Câmara Erivaldo Emílio (Detão) disse que é a favor da classe de pescadores e que eles podem contar com o seu apoio para lutar contra essa situação.

O Prefeito Pinheirense Edmar Xavier (Edinho) também esboçou apoio aos pescadores e garantiu que em nosso lado do município essa determinação não irá ter validade.

Redação por: Vinícius Mendonça