Alunos do Parlamento Jovem de João Pinheiro participam de Plenária Regional na Cidade de Unaí

por jop — publicado 22/08/2017 16h05, última modificação 22/08/2017 16h42
Essa participação na Plenária Regional só se fez possível pelo apoio da população, vereadores, escolas, autoridades e empresários locais.

Aconteceu na ultima quinta-feira (17) em Unaí a Plenária Regional do Parlamento Jovem Minas 2017 que contou com a participação dos jovens de João Pinheiro, Unaí e Bonfinópolis, ali foram discutidas as propostas que serão levadas a nível estadual na Plenária que será realizada no próximo mês em Belo Horizonte e contará com a participação de mais de 70 Câmaras Municipais.

As seis propostas aprovadas foram:

•    Subtema 1 – Educação Política nas Escolas: (Educação Política e Currículo)

Proposta 1 – Criação de um aplicativo para pais e professores acompanharem o desempenho de cada aluno, nos programas de debates argumentativos sobre educação política onde os mais bem classificados recebam uma premiação a critério da escola.

Proposta 2 - Inclusão, de forma obrigatória, em âmbito do Ensino Fundamental - anos iniciais - a introdução do tema "Educação política" através de atividades lúdico-pedagógicas.

•     Subtema 2: Educação Política nas Escolas: (Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens).

Proposta 1 - Criação de um evento chamado “semana didática”, com participação da sociedade organizada, onde seriam promovidos debates sobre educação política, essa semana seria considerada como dias letivos, tornando, então, obrigatória a presença do estudante. Em cada dia seria abordado um tema ligado a questões atuais da política brasileira, expostos de forma isenta, e, ao fim, o aluno apresentaria um relatório sobre os temas abordados e que seria avaliado para efeito de nota.

Proposta 2 - Implantação junto ao poder publico, de capacitação profissional sobre o tema Educação Política nos diversos graus de escolaridade.

•     Subtema 3 - Educação Política nas Escolas: (Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas)

Proposta 1 – criação, participação, administração e gestão de plataformas virtuais, como jornais, rádio e web site, reconhecido pelo governo estadual, que transpareçam decisões advindas da representação escolar em informações relativas a projetos, decisões e receitas escolares, além de dar oportunidades de conhecimento de profissões para alunos.

Proposta 2 – Criar um conselho em âmbito escolar e estadual com o objetivo de suplementar o Parlamento Jovem, promovendo discussões com mais frequência sobre acontecimentos presentes relacionados ao mundo político bem como das políticas públicas e seus efeitos na vida da sociedade.

Durante a Plenária os alunos também escolheram uma sugestão de tema que será levada a Belo Horizonte e será apresentado como tema para 2018, após muita discussão o tema que será sugerido pelo Polo é Violência Contra a Mulher, que é sugestão dos alunos pinheirenses.

Essa participação na Plenária Regional só se fez possível pelo apoio da população, vereadores, escolas, autoridades e empresários locais que apoiaram o projeto.

A equipe do Parlamento Jovem 2017 agradece a Prefeitura Municipal por ter cedido o Ônibus e aos demais amigos que contribuíram com o abastecimento, a diária do motorista, com almoço e lanche dos alunos durante o evento em Unaí.

Nominalmente agradecemos:

Dr. Fabio Bonfim

Dr. Alisson Rodrigues

Dr. Gilmar Reis

Dr. Edinei Elias

Dr. Leonardo

Dr. Paulo Lousada

Dr. Renato

Dr. Welton Henrique

Geraldo Porto Neto

Pedro Gil

Detão

Netinho

Lúcio Flavio

Luiz da Farmácia

Mazinha

Prof. Dener

Josafá Couto

José Carlos (Coord. Unaí)

Eliene (Coord. Unaí)

Lândia

Jeronimo (Fórum)

Juliana Perfumaria

Radical

Welber da Farmácia

Orione Magazine

Larissa Enxovais

Varejão JM

Ótica Karon

Visual

Bebe Lava Jato

Funcionários do Banco do Brasil e

Escola Estadual Quintino Vargas.

Agradecemos também aos que doaram de forma anônima e de forma especial parabenizamos os alunos, pais, monitores e Coordenadores do Parlamento Jovem que abraçaram esta causa.

O próximo Compromisso dos alunos é dia 22 de Setembro na Plenária Estadual que acontece em Belo Horizonte, 2 Jovens irão a Belo Horizonte defender as propostas do Polo.

Redação por: Vinícius Mendonça – Assessoria de Comunicação